quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Os Damaias: Capítulo II- "Renovação"

Adalberto apresentou-se com uma efeminada voz estridente:
- Bonjour, e que belo dia este para decorar espeluncas, não é, meus queridos?- passou a mão masculinamente suave pelo queixo descaído de Esbéquio que parecia não acreditar em tal personagem.- Hernâni, fofo!
Hernâni estendeu relutantemente os braços para Adalberto, abraçando-o distantemente.
-Há quanto tempo...- forçou os seus lábios a abrirem-se. -Desde a tropa, não foi? Tu estavas no 24º batalhão de alfaiataria, certo?
- Exacto! E nunca vi nenhuma divisão tão querida como a tua quando usaram os meus camuflados cor-de-laranja!- soltou uma gargalhada para Becas, que não conteve um esgar- Bem, então foi isto que arranjaste? Não está mau... para um morto.- o seu olhar demorava-se agora nas paredes imundas e no ar pouco seguro do tecto- Pagaste por isto?
Hernâni acedeu envergonhado.
- Bem então vamos trabalhar, sim, queridos? Quero que saiam daqui durante uma semana, está? Quando voltarem eu tenho isto mais fofo do que eu! -piscou um olho a Esbéquio que parecia aliviado por poder sair dali.- Vá, façam as malas, tenho de trabalhar!
Hernâni foi buscar Nikas ao jardim, que rosnou ao ver as calças de cabedal verdes de Adalberto, e uma garrafa que tinha escondido debaixo do sofá da sala. Adalberto estremeceu ao sentir o cheiro emanado pelo sofá quando Hernâni o levantou, estupefacto pela expressão de satisfação no rosto de Becas ao sentir o mesmo odor.
- Estamos prontos.- declarou Hernâni.
- Então saiam. Deixem a arte inundar este lar... -Esbéquio juntou-se ao rosnar de Nikas quando viu ao olhar o rímel na face de Adalberto.
- Então adeusinho, sim? Voltamos numa semana.- Becas bateu a porta, aliviado com a saudável distância do decorador. Esbéquio bateu no neto com a bengala, algo de que Hernâni já estava à espera.
- E agora, para onde vamos?- indagou Becas, ao que um encolher de ombros de Esbéquio desviou o seu olhar espectante para Hernâni.
- Ficamos num hotel. Conheço um aqui perto. Muito chique...

Sem comentários: