quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Os Damaias: Capítulo III- A ameaça farfasma

Hernâni foi novamente o primeiro a entrar, em grande parte porque estava melhor preparado para e recepcção que encontrariam. Maravlhados todos pela magnificiência das tábuas que quase encaixavam no tecto, mal se deram conta do seco ganido que fez vibrar o disfarce de abre-latas quando a recepcionista se dirigiu ao grupo:
- Que desejam?
Becas abriu a surpresa boca, engolindo em seco, hábito que tinha adquirido com as refeições que Esbéquio preparava. Esse, por seu lado, abriu os olhos em sinal de respeito, pois havia ouvido falar que tal divindade existia num templo no gana, e ficou deveras impressionado por Portugal possuir um exemplar em tamanho real de sua enormosidade.
- Um quarto para 4. - Hernâni foi corajoso.
- Temos quartos para 1, 2, número de Neper, 3 e pi pessoas, mas não para quatro.- a resposta veio sem nenhuma sombra de explicação. Os cabo-verdianos assumiram que se tratava da designação lusa para anões e outros esquilos. - Como têm um abre-latas recomendo que requisitem dois quartos para 2 pessoas.
O grupo anuiu, desviando-se quando a paquidérmica recepcionista se voltou para procurar as chaves. Podiam jurar que o balcão se tinha inclinado com a passagem do ar. Enfim, entregou a Hernâni as chaves dos quartos 2,89 e 3,wtf.
- Mandámos ampliar o hotel e acabámos com os números para os quartos, então começámos a usar letras, como esse é o primeiro quarto da nova área ficou com as primeiras letras do alfabeto.
O grupo pareceu agradado por aquele hotel aceitar o mesmo alfabeto que Cabo-Verde.
- Muito bem. - Esbéquio notou o ar enjoado do neto e percebeu que era a sua vez de avançar. - Nós vamos então andando para os quartos.
A recepcionista concordou relutantemente, nunca demonstrando a qualquer instante nenhuma réstia de emoção além da desconfiança face ao ar movediço do abre-latas, que rosnou quando passaram pelo buraco no corredor.
Subiram a passos cuidadosos as escadas, que rangiam com o ranger da madeira que tinha sido submetida em pouco tempo a mais peso do que se esperaria numa vida. Becas acabou por partir uma das tábuas, enterrando o pé no buraco que surgiu.
- Não tem mal, temos lareira... - descansou a recepcionista.
Não chegaram a saber se a afarfalhada proposta se destinava à madeira ou a Becas...

Sem comentários: