quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Os Damaias: Capítulo III- As Traseiras da Bruxa

Ou melhor, o mágico traseiro do que o grupo assumiu ser a bruxa. Era um visão assustadora, tapava a entrada da barraca onde operava os milenares bruxedos que lhe davam a fama. Ainda assim, aproximaram-se verificando que a mulher estava vergada afagando uma grafonola. Os rostos enterneceram-se com a demonstração de afecto. Foi Hernâni quem se aproximou primeiro.
- Bom dia...- a voz era tímida, apesar do porte de pelicano. Não houve resposta da anciã. - Bom dia!- repetiu Hernâni com ênfase.
A velha virou-se por fim, encarando com espanto Hernâni.
- És feio. - acabou por proferir.- E eu sou cega, por isso imagina o que tens em cima do pescoço.
O cabo-verdiano ficou atónito com a resposta, mas conseguiu balbuciar:
- É a Bruxa das Traseiras?
- Sou, és o transplante de apêndice de que eu estava à espera?
A voz da Bruxa parecia de puro gozo, mas a sua espressão não o dava a entender.
- Penso que não. Está a gozar comigo?
- Estou, demoraste mais tempo a perceber do que eu a regar as minhas grafonolas.
Hernâni parecia desconcertado... Suspirou.
- Ora bem, tenho um trabalho a pedir-lhe. Faz transformações?
- Ah já percebi, daí os lábios de sapo... Queres voltar a ser príncipe?
Hernãni começava a ficar irritado.
- Não, é que precisamos de transformar um cão num abre-latas. - curiosamente, disse isto com a maior das naturalidades.
- Ah, para o hotel, não é? Bem, onde está o bichano?
- Ali mesmo. - Hernâni apontou para Nikas, que olhava para a Bruxa com os olhos grandes de cachorro. Pareceu dar resultado, a velha pareceu sorrir enternecidamente, pelo menos até ver o resto do grupo. Fixou-se em Esbéquio.
- Olha quem é ele... Ainda precisas da bengala para andar?
- Ainda a queres para te deitar?
Um sorriso maroto atravessou a face enrugada dos dois, percebendo-se ali que os dois núbios tinham uma história.
- E tu? Pareces a galinha que não conseguiu atravessar a estrada.- Levantou o sobrolho para encarar Becas, que encolheu o corpo, francamente assustado.
- E este deve ser o canicho, certo?- vergou-se afagando Nikas, que era a única no grupo que não parecia absolutamente estupidificada com a Bruxa das Traseiras.- Gosto dela. É a única no meio de vocês maricas que não está com medo de uma cega de 3ª idade. Sigam-me.
E assim entrou na barraca...

Sem comentários: